Algumas montanhas são mais icônicas que as outras. Na América do Sul seguramente uma das mais icônicas é o Aconcágua (6.962 m)
Por ser o ponto mais alto de todo continente americano, esta montanha é motivo de desejo para muitos montanhistas.
Cume do Aconcágua. Por ter uma alta taxa de pessoas tentando subir ao teto das Américas, muitas pessoas se enganam que é um cume fácil de ser realizado. Um engano bastante comum que pode ser comprovado comparando a taxa de sucesso de todos os montanhistas que tentam escalá-lo.
Subir ao cume do Aconcágua é um privilégio e depende de alguns fatores fundamentais para o sucesso da expedição.
Cume do Aconcágua. Atitude Psicológica
A frase do jornalista Nelson Rodrigues “Jogador quando não está bem psicologicamente, engasga até bebendo água”, resume bem o quão importante é a atitude psicológica de um montanhista. Por mais confiante em suas habilidades, otimista com as circunstâncias, se não tiver a atitude psicológica adequada ficará apenas dentro da barraca e não voltará para casa com a história de ter atingido o cume do Aconcágua.
É fundamental estar preparados mentalmente para enfrentar a expedição, pois estará longe do amor dos amigos e familiares, conforto do lar e em um ambiente o qual algumas regras (e frescuras) da civilização não existe. Outra citação de Nelson Rodrigues de que “dinheiro compra até amor verdadeiro”, não é válida para ascensões ao Aconcágua. Pois quem é montanhista experiente sabe que o músculo mais importante do montanhista é seu cérebro.
Por isso durante toda a preparação física é importante também preocupar-se com o espírito e mentalidade para o desafio.
Preparação física
Para chegar ao cume do Aconcágua não é necessário ser um atleta de elite. Porém quem é avesso a exercícios físicos o ponto mais alto das Américas não é o local mais indicado para se estar. Toda a vivência no cume é muito diferente de um passeio no parque de sua cidade. Mesmo grandes destaques na academia, se não tiver realizado uma preparação adequada para toda a expedição ao cume, provavelmente passará vergonha.
A montanha é implacável, especialmente para quem tem má forma física. Para quem tem o hábito de mentir a si mesmo, considerando em forma quando na verdade não está, o Aconcágua é o lugar perfeito para o choque de realidade. A frase é um clichê, mas o Aconcágua é o lugar que o filho chora e a mãe não vê.
Vale aqui uma observação importante : faz parte da preparação física saber como está de saúde. Um check-up completo de todos os aspectos é imprescindível para não ter surpresas na montanha. Visitar um bom médico deve ser o primeiro passo a qualquer montanhista, antes mesmo de começar a preparação física.
Experiência
Escalar em alta montanha é, antes de tudo, acumular experiências e aprender a cada segundo. Por isso querer começar a escalar alta montanha pelo Aconcágua é um erro tão gritante quando ser jogador de várzea e acreditar que está apto a jogar futebol de alto nível. Caso conheça alguém que APENAS ter feito escalada de alta montanha no Aconcágua, desconfie. Muito provavelmente esta pessoa queimou etapas importantes de aprendizado ou, na pior das hipóteses, foi carregada montanha acima.
Montanhismo é a reunião de várias disciplinas e, por isso, leva bastante tempo para aprender as mais importantes. O mais indicado para ir ao Aconcágua, com seus 6.962 metros acima do nível do mar é, pelo menos ter feito algumas montanhas de 4.000, depois 5.000, depois 6.000, para posteriormente se postular ao seu cume. Assim como aprender a tocar um instrumento o indivíduo deve aprender nota a nota, alta montanha deve adotar-se a mesma filosofia.
Nota do portal de escalada e montanhismo Blogdescalada.com
Para ler a nota completa ENTRE AQUI
Para mais informações sobre nossos grupos para o Aconcágua em 2017 – 2018 e como aderir ENVIAR SUA MENSAGEM AQUI
Aconcagua – fotos de nossa expedição janeiro 2009
[ngg_images source=»galleries» container_ids=»53″ display_type=»photocrati-nextgen_basic_thumbnails» override_thumbnail_settings=»0″ thumbnail_width=»130″ thumbnail_height=»100″ thumbnail_crop=»1″ images_per_page=»24″ number_of_columns=»0″ ajax_pagination=»0″ show_all_in_lightbox=»1″ use_imagebrowser_effect=»0″ show_slideshow_link=»0″ slideshow_link_text=»[Show as slideshow]» order_by=»sortorder» order_direction=»ASC» returns=»included» maximum_entity_count=»500″]


Comments